DEPOIMENTO
“Venho trabalhando com o Rafael Veríssimo há anos e quando chego na montagem ou mesmo na mixagem, ouço sempre elogios à qualidade do material, ao cuidado no tratamento das fontes sonoras. Se fosse fazer um único elogio ao Rafael, diria que ele sabe ouvir. E isso não só no cinema ou televisão, é muita coisa.”
Marcelo Machado ("Tropicália", "Com a Palavra, Arnaldo Antunes")
COMO TRABALHO
→ Captação de som de alta qualidade em locações e contextos desafiadores
→ Documentários, ficção, reality, publicidade, institucionais
→ Gravação de diálogos, musicais, paisagens sonoras, efeitos sonoros; elaboração de sistemas de som
→ Equipamento completo e atualizado segundo o mais alto padrão global - confira a lista neste link
→ Técnicas diversas de captação em estéreo, surround, 360
→ Postura ativa e criativa de reflexão sobre o som no contexto geral do filme, essencial para tomadas de decisão no set
→ Alinhamento de fluxo de trabalho entre pré e pós produção para maior harmonia e qualidade do produto final
→ Foco absoluto no bom relacionamento com colegas e personagens no set
GEOGRAFIA
→ Idiomas: francês, inglês, espanhol e português (usei todas elas em filmagens)
→ Locais onde já filmei:
INTERNACIONAL: Estados Unidos (doc/publicidade), Índia (série doc), Austrália (doc), Inglaterra (doc), França (reality e musical), Portugal (doc e musical), Uruguai (longa ficção), Bolívia (doc).
BRASIL: 23 dos 27 estados brasileiros, terras indígenas (munduruku, guajajara, kuikuro, tupari, tembé, tenharim, guarani m'bya, pataxó), ambientes de natureza selvagem (em especial na Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica), alto mar (Fernando de Noronha).
Vasta experiência de filmagem nos mais diferentes contextos sociais: desde projetos sobre temas sensíveis, em áreas desfavorecidas de grandes centros urbanos ou em locais remotos Brasil afora; até altas esferas de poder econômico, político e artístico. Leitura da situação e postura de acordo com o contexto.
FORMAÇÃO
Sou jornalista formado pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e trabalhei nas redações de UOL, EuroNews, Ed. Globo e Getty Images. Realizei, durante intercâmbio, um curso livre de Documentário da Université Lumière Lyon 2 (França).
Tenho dois diplomas de pós-graduação: “Estudos Brasileiros: Educação, Cultura e Sociedade” (Fundação Escola de Sociologia e Política / FESP-SP) e Gestão Editorial na Internet (Université Lumière Lyon 2 - França), além do curso de “Fundamentos de Áudio e Acústica” do IAV-SP.
OUTROS TRABALHOS
Como documentarista, lancei em 2020 meu primeiro longa-metragem, “Garoto - Vivo Sonhando”, vencedor do 1o Prêmio Curta! de Documentários, menção do júri no festival In-Edit 2020 e seleção oficial do festival É Tudo Verdade 2020. Dirigi também a série documental “Izaías e a Memória Viva do Choro” (série doc para SESC, 6 episódios), "Apollo Ensemble in Brazil" (curta doc para a TV holandesa), além de outros vídeos relacionados a performances ao vivo de música. Clique aqui para a playlist de alguns dos trabalhos meus na direção.
Atuo na pós-produção de som de curtas metragens e documentários, o que me permite também compreender melhor esta etapa do trabalho para uma boa tomada de decisão no som direto. Já mixei e masterizei dezenas de músicas, desde orquestras e formações camerísticas até bandas de jazz e choro. Também trabalhei como técnico de som ao vivo no clube Jazz nos Fundos, em São Paulo.
Na área de podcasts, assino a supervisão de som de “Ser Sonoro” (#1 podcast de música do Spotify 2021) e “Bienal 70 Anos”, do UOL, para o qual também fiz edição de som.
Como produtor, além de todos os documentários que dirigi, trabalhei no espetáculo “100 Anos de Garoto, o Gênio das Cordas” (SESC/ Natura Musical); no Festival de Inverno de Campos de Jordão 2021 (Fundação OSESP, produzindo as lives); com o Caixa Cubo Trio, alavancando o projeto do zero com os artistas e sendo o responsável por três turnês na Europa, três discos e um edital do MinC; e, por fim, como produtor associado do Sharjah Light Festival, um festival de luzes que acontece nos Emirados Árabes Unidos.